Olá miguxos, tem um tempinho que não passo por aqui... Aconteceram algumas coisinhas por esses dias e acabei ficando sem tempo de vir... Bem, em 1°lugar, tive que fazer uma cirurgia para a extração de um ciso incluso, aff! Ninguém merece msm!!! Depois foi o niver da minha gatona, então, nem tive cabeça pra pensar em postar... Agora, esse momento é meio punk, porque se aproxima a AV1 e eu já deveria ter marcado todas as minhas provas na faculdade, mas sabe quando vc se sente super insegura? Então só consegui marcar 1 matéria, aff! Só marquei prova sobre Fundamentos das Ciências Sociais... Acho que hoje vou marcar Filosofia da Educação, vamos ver....
O título do post é: Sobre Filosofia
Vou começar falando de um filme que me foi indicado em aula para assistir, Matrix.
No primeiro filme da série, tem uma cena em que o herói Neo é levado pelo guia Morfeu para ouvir o oráculo.
Num primeiro momento devemos entender o que é um oráculo...
A palavra oráculo possui dois significados principais que aparecem nas expressões "consultar um oráculo" e "receber um oráculo". Entre os gregos antigos, essa pessoa especial (oráculo) costumava ser uma mulher e era chamada de sibila.
Em Matrix, aparece a sibila, uma mulher que recebeu o oráculo (isto é, a mensagem) e que é também o oráculo (ou seja, transmissora da mensagem). Essa mulher pergunta ao Neo se ele leu o que estava escrito sobre a porta de entrada da casa em que acabou de entrar. Ele diz que não. Então ela lê para ele as palavras, explicando-lhe que são de uma língua há muito desaparecida, o latim.
Nosce te ipsum. "Conhece-te a ti mesmo".
Poucas pessoas que viram esse filme compreenderam exatamente o significado dessa cena, pois ela é a representação, no futuro, de um acontecimento do passado, ocorrido há 23 séculos, na Grécia.
Havia, na Grécia antiga, na cidade de Delfos, um santuário dedicado ao deus Apolo, deus da luz, da razão e do conhecimento verdadeiro, o patrono da sabedoria. Sobre o portal de entrada desse santuário estava escrita a grande mensagem do deus ou principal oráculo de Apolo: "Conhece-te a ti mesmo". Um ateniense, chamado Sócrates, foi ao santuário consultar o oráculo, pois em Atenas, onde morava, muitos diziam que ele era um sábio e ele desejava saber o que significava ser um sábio e se ele poderia ser um sábio. O oráculo, que era uma mulher, perguntou-lhe: "O que você sabe?" Ele respondeu: "Só sei que nada sei". Ao que o oráculo disse: "Sócrates é o mais sábio de todos os homens, pois é o único que sabe que não sabe". Sócrates, como todos sabem é o pai da Filosofia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita!
Bjs no Core!
Flavinha