quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Atitude Filosófica


Se voltarmos ao filme Matrix, podemos perguntar porque foi feito o paralelo entre Neo e Sócrates. Os dois personagens principais possuem nomes gregos.
Neo significa "novo" ou "renovado" e, quando dito de alguém, significa "jovem na força e no ardor da juventude".
Morfeu pertence à mitologia grega: Era o nome de um espírito, filho do Sono e da Noite, que possuia asas e era capaz, num único  instante, de voar em absoluto silêncio para as extremidades do mundo. Esvoaçando sobre um ser humano ou pousando levemente sobre a sua cabeça, tocando-o como uma papoula vermelha, tinha o poder não só de fazê-lo adormecer e sonhar mas também aparecer-lhe no sonho, tomando uma forma humana. Se vc comparar, é dessa forma que no filme, Morfeu se comunica pela primeira vez com Neo.

A matrix por sua tradução significa "mãe". No filme a matrix é ao mesmo tempo, um útero universal onde estão todos os seres humanos cuja vida real é "uterina" e cuja vida imaginária é forjada. O poder da Matrix se baseia no controle da inteligência humana para a dominação do mundo, criando uma realidade virtual ou falsa realidade na qual todos acreditam. A Matrix é o feitiço virado contra o feiticeiro: criada pela inteligência humana, a Matrix é inteligência artificial que destrói a inteligência que a criou porque só subsiste sugando o sistema nervoso central dos humanos.

Por que as personagens do filme afirmam que Neo é o escolhido?
Porque ele é um pirata eletrônico, isto é, alguém capaz de invadir sistemas, decifrar códigos, mensagens, mas sobretudo, porque ele também era um criador de programas de realidade virtual, um perito capaz de rivalizar com a próproa Matrix

Por que Sócrates é considerado  o "patrono da Filosofia"?
Porque jamais se contentou com os preceitos da sua sociedade, com as crenças inquestionadas de seus conterrâneos. Ele costumava dizer que era impelido por um espírito interior (como Morfeu instigando Neo) que o levava a desconfiar das aparências e procurar a realidade verdadeira de todas as coisas.
Sócrates era filho de uma parteira. Ele dizia que sua mãe ajudava o nascimento dos corpos e que ele também era um parteiro, mas não de corpos e sim de almas.
Assim como sua mãe lidava com a "matrix corporal", ele lidava com a "matrix mental", auxiliando as mentes a libertar-se das aparências.

Em nossa vida cotidiana, afirmamos, negamos, desejamos, aceitamos, recusamos coisas, pessoas, situações. Avaliamos coisas e pessoas.
Quando dizemos que uma casa é mais bonita do que a outra, acreditamos que as coisas, as pessoas, as situações podem ser comparados, avaliados, julgados por qualidades (bonito, feio, ruim, bom, jovem, velho, engraçado, triste, limpo, sujo)  ou quantidades (muito, pouco, mais, menos, maior, menor, pequeno, grande, largo, estreito, comprido, curto)
Para vivermos com êxito, devemos buscar  uma atitude filosófica mais viável.
Tipo, ao tomar distância, estaria interrogando a si mesmo, desejando conhecer porque cremos no que cremos, porque sentimos o que sentimos e o que são as crenças e os nossos sentimentos?
Se passarmos a ter essa postura, esse novo olhar, estaremos a cumprir o que dizia o Oráculo Delfos: "Conhece-te a ti mesmo". E estaria começando a adotar o que chamamos de atitude filosófica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Bjs no Core!
Flavinha