quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Qual a diferença entre Patrística e Escolástica?


Resumidamente poderia entender que:
Patrística é o nome dado à filosofia cristã dos primeiros séculos, elaborada pelos padres da Igreja e pelos escritores escolásticos, consiste na elaboração doutrinal das verdades de fé do Cristianismo e na sua defesa contra os ataques dos "pagãos" e contra as heresias.

A divisão da Patrística se dá em:

Patrística grega  – Ligada a Igreja de Bizâncio;
Patrística Latina – Ligada a Igreja de Roma;
    
Seus nomes mais importantes foram: Justino, Tertuliano, Atenágoras, Orígenes, Clemente, Eusébio, Santo Ambrósio, São Gregório Nazianzo, São João Crisóstomo, Isidoro de Sevilha, Santo Agostinho, Beda e Boécio.

Escolástica (ou Escolasticismo) é uma linha dentro da filosofia medieval, de acentos notadamente cristãos, surgida da necessidade de responder às exigências da fé, ensinada pela Igreja, considerada então como a guardiã dos valores espirituais e morais de toda a Cristandade.

Em suma, a filosofia patrística vai do séc.I ao séc.VII, com as Epístolas de São Paulo e o Evangelho de São João e pelos primeiros padres da igreja para conciliar a nova religião – o cristianismo – com o pensamento filosófico dos gregos e romanos, pois somente com tal conciliação seria possível convencer os pagãos da nova verdade e convertê-los a ela. A filosofia patrística liga-se, portanto, à tarefa religiosa da evangelização e à defesa da religião cristã contra os ataques teóricos e morais que recebia dos antigos.

Bem, por ora é só, tenho muita coisa pra ler...
Bjs! ^^

3 comentários:

  1. adorei o conteúdo parabéns\\\\\\\\\\\\!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Pra mim a igreja católica é bem pagã o que mudou foi só a roupagem tendo a hipocrisia como acessório...

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Bjs no Core!
Flavinha