segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Émile Durkheim

Para o sociólogo francês, a principal função do professor é formar cidadãos capazes de contribuir para a harmonia social.

A idéia fundamental de Durkheim é que indivíduos que participam dos mesmos grupos e da mesma sociedade compartilham valores, crenças e normas coletivas que os mantém integrados.Uma sociedade somente pode funciona se tais valores, crenças e normas constrangem as atitudes e os comportamentos individuais provocando uma solidariedade básica, que orienta as ações dos indivíduos. Ele sabia da existência de fenômenos tais como conflitos sociais, crises, marginalidade, criminalidade, suícidio, etc em todas as sociedades. Nem tudo nas sociedades é integração, consenso e harmonia. Mas, para ele, essas formas de "desvios" sociais não eram consequências da perversão ou de aberrações dos indivíduos: eram, sim, consequência da própria estrutura social que,  enfraquecida, produzia um estado de anomia, isto é, um estado de enfraquecimento ou ausência de leis e normas.
A sociologia estrutural de Durkheim difere completamente da de Marx. Enquanto Marx insiste nos conflitos e na luta entre as classes, colocando as relações de poder e a força como centrais a explicação da sociedade, o sociólogo francês vê a sociedade como integrada, formando um todo coeso e mantido por regras de convivência. Em nossa sociedade hoje em dia, assim como antigamente continua com conflitos, desigualdades e as diferenças sempre vão existir...
A concepção durkheimiana é oposta ao idealismo. "A construção do ser social, feita boa parte pela educação, é a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e príncipios, sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamentos - que baliza a conduta de um indivíduo num grupo."

 

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