sexta-feira, 23 de março de 2012

Entendendo o Classicismo

Classicismo é a doutrina estética que dá ênfase à ordem, ao equilíbrio e à simplicidade. Os antigos gregos foram os primeiros grandes clássicos. Posteriormente, os romanos, os franceses, os ingleses e outros povos produziram movimentos clássicos. Cada grupo desenvolveu suas próprias características particulares, mas todos refletiam idéias comuns sobre a arte, o homem, o mundo.



O Classicismo confere maior importância às faculdades intelectuais do que às emocionais na criação da obra de arte, porque busca a expressão de valores universais acima dos particularismos individuais ou nacionais. Inspirando-se no modelo da Antiguidade clássica greco-romana e no Renascentismo italiano, estabeleceu princípios ou normas, como a harmonia das proporções, a simplicidade e equilíbrio da composição e a idealização da realidade. Recusa, portanto,a emotividade e exuberância decorativa do barroco.



Abaixo imagem de uma igreja barroca
Essa igreja fica em Minas Gerais

Um comentário:

  1. Lembro de ter lido Os Luzíadas de Camões, se não m engano é deste período classicista.
    Não é um período fácil tudo muito certinho equilibrado de mais pro meu gosto. não gosto deste período pelo menos na literatura.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Bjs no Core!
Flavinha