domingo, 15 de abril de 2012

Mitos

Olá, nossa como sempre um bom tempo que não passo por aqui... Mas durante algum tempo atrás pensei muito sobre o que escrever aqui... Não quero escrever amenidades aqui, até porque pra isso tenho o My Storm...
Conversando com algumas pessoas aqui em casa, senti muita vontade de escrever sobre mitologia... E aos poucos descrever algumas versões sobre o assunto.


Então, vamos lá:
Os gregos criaram vários mitos para poder passar mensagens para as pessoas e também com o objetivo de preservar a memória histórica de seu povo. Há três mil anos, não havia explicações científicas para grande parte dos fenômenos da natureza ou para os acontecimentos históricos.

Portanto, para buscar um significado para os fatos políticos, econômicos e sociais, os gregos criaram uma série de histórias, de origem imaginativa, que eram transmitidas, principalmente, através da literatura oral.
 Grande parte destas lendas e mitos chegou até os dias de hoje e são importantes fontes de informações para entendermos a história da civilização da Grécia Antiga. São histórias riquíssimas em dados psicológicos, econômicos, materiais, artísticos,  políticos e culturais.

Hoje vou escrever uma versão do mito de Pandora, ok?

Quem foi Pandora?

Na Mitologia Grega, Pandora foi a primeira mulher criada por ordem de Zeus (deus dos deuses) como parte de um castigo a Prometeu (titã amigo dos homens) por este ter revelado o segredo do fogo para a humanidade.

Prometeu roubou as sementes do deus Hélio (deus do fogo) e repassou aos homens para que estes pudessem cozinhar e fazer tarefas domésticas. Enfurecido, Zeus resolveu criar uma mulher que tivesse várias qualidades de diversos deuses. Pandora tinha o poder de sedução da deusa Atena.

Prometeu se casou com Pandora. De acordo com o mito, a humanidade tinha vivido em harmonia até aquele momento, porém Pandora resolveu abrir sua ânfora (a expressão "caixa de pandora" foi criada no Renascimento) que continha todos os males da humanidade e liberou todas as desgraças (vícios, doenças, loucura, pobreza, pragas, violência, crimes, etc).

Analisando os fatos...
Imaginemos então, um mundo em que pela concepção mitológica não tivesse a necessidade de que se criasse qualquer tipo de punição e os tais males nunca tivessem sido expostos... Viveríamos sem tais desgraça??
Sinceramente acredito que de alguma forma o homem procuraria meios para descobrir essas coisas, acho que de certa forma "desvios de caráter, pragas, doenças, loucuras" simplesmente aparecem de tempos em tempos... Está impregnado na raça humana...

Nem sei porque segui essa linha de racíocínio...

Bom domingo povo!


 


4 comentários:

  1. Muita viagem achar que antes desta "mané" abrir sua ânfora, não haviam os desvios de caráter. eles sempre estiveram entre nós, talvez escondidos como sempre os mantivemos, mas estavam e estão entre nós ate hoje.
    Dos mitos gregos gosto de vários e entendo poucos.
    aguardo novos post sobre o tema.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Creuza... Realmente, concordo com vc... muita coisa está impregnada em nossa raça...
    Obrigada pelo comment
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Já está impregnado no inconsciente, só que isso acaba se tornando coletivo. Imagine um chefe que demite todas os funcionários ruins. Um rastro sempre vai ficar. Pode haver uma boa maré, mas logo as intrigas voltarão ao departamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente há essa possibilidade sim, obrigada pela contribuição Carol, me sinto muito honrada em tê-la por aqui.
      Bjo Gde!

      Excluir

Obrigada pela visita!
Bjs no Core!
Flavinha