sábado, 7 de janeiro de 2012

Sobre Verdade!


A Concepção de verdade...
A nossa idéia contemporânea de verdade foi construída ao longo de séculos, desde a antiguidade, misturando a concepção grega, latina e hebraica.
Em grego, a verdade (aletheia) significa aquilo que não está oculto, o não escondido, manifestando-se aos olhos e ao espírito, tal como é, ficando evidente à razão.
Em latim, a verdade (veritas) é aquilo que pode ser demonstrado com precisão, referindo-se ao rigor e a exatidão.
Assim, a verdade depende da veracidade, da memória e dos detalhes.
Em hebraico, a verdade (emunah) significa confiança, é a esperança de que aquilo que é será revelado, irá aparecer por intervenção divina.
Em outras palavras, a verdade é convencionada pelo grupo que possui crenças em comum.
A união destes conceitos fez com que Tomás de Aquino terminasse definindo a verdade como expressão da realidade, a concepção em voga entre nós no senso comum até hoje.

Um dia, a Verdade andava visitando os homens sem roupas e sem adornos, tão nua como o seu nome. E todos que a viam viravam-lhe as costas de vergonha ou de medo e ninguém lhe dava as boas vindas.
Assim, a Verdade percorria os confins da Terra, rejeitada e desprezada.
Uma tarde, muito desconsolada e triste, encontrou a Parábola, que passeava alegremente, num traje belo e muito colorido.
- Verdade, por que estás tão abatida? - perguntou a Parábola.
- Porque devo ser muito feia já que os homens me evitam tanto!
- Que disparate! - riu a Parábola - não é por isso que os homens te evitam.Toma, veste algumas das minhas roupas e vê o que acontece.
Então a Verdade pôs algumas das lindas vestes da Parábola e, de repente,por toda à parte onde passa era bem-vinda.
- Pois os homens não gostam de encarar a Verdade nua; eles a preferem disfarçada.

                                                                                                    (Conto Judaico)
A verdade é uma palavra tão simples mas que ao mesmo tempo evoca tanta responsabilidade, sei lá!
Estou aprendendo aos poucos que não devemos ver a verdade como sendo absoltuta em determinados casos... A verdade se mostrará de maneiras bem diferentes à partir do ponto de vista de cada um... A minha verdade pode ser completamente diferente da sua verdade e nem por isso, somos mentirosos!!

Puts, complexo!
Vou tentar exemplificar ok?
Jorge Amado em seu romance, Os subterrâneos da Liberdade (1954) conta a história "não oficial" da época da ditadura Vargas. Os fatos históricos são  vivenciado por personagens diferentes... Ali temos um ponto de vista "fictício". Mas vamos voltar aquela época em especial... Quantas pessoas relatarão sentimentos, sensações extremamente diferentes? Não é preciso fazer coleções de livros com relatos daquela época, isso poderia até ser complicado de fazer...rsrs
Basta apenas você ter a oportunidade de conversar com um idoso à respeito... Dependendo da crença, do ofício, enfim, sua percepção do momento pode ser alterada, mas de qualquer forma a verdade dele é aquela, ao menos pra ele.

Com esse conto Judaico, percebo que de fato a verdade é e sempre será linda, mas dependendo das "vestes", ou das situações em que a verdade se apresente, ela pode ser melhor recebida ou não...
O bacana mesmo nessa reflexão é se ter a idéia e que não há verdade absoluta!

2 comentários:

  1. Cadê o botão curtir?

    Falou bonito sem relativizar a verdade. ela simplesmente o é. Nós é que não a recebemos de fato principalmente porque não estamos preparados. e acabamos por "esquecer" a verdade.

    Dia destes conversando com uma pessoa querida ela contava do cachorrinho dela, que chato, queria brincar constantemente, ela jogava o brinquedinho, o cachorro volta e traz o brinquedo para ela jogar repetidamente. tudo ok até ela ter outras tarefas, e o cachorrinho ansioso por brincar. então ela escondeu o brinquedo dentro do armário, esperando que o bichinho esquecesse, mas, o cachorro cheirou a casa toda até encontrar e recomeçar a brincadeira.

    Com esta história eu digo que como o cachorro não podemos nos deixar enganar, só porque nos escondem a verdade, e sossegar, busquemos a verdade, incansáveis.


    Fla, desculpa se me alonguei, acabei me empolgando hehe.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Creuza... sobre "cadê o botão curtir?"
    Fica a dica: È nessas horas em que nos damos conta do tamanho do vício.... kkkkkkkk
    Mas é como sempre digo, falar de verdade, falar sobre verdade, falar a verdade é sempre muito bom! ^^

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Bjs no Core!
Flavinha