segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Expectativa... Não quero essa sensação em mim!

A Psicóloga Rosemeire Zago escreveu um artigo muito interessante sobre expectativas... Confesso que procurei esse tema por conta do último dorama que assisti...
Ela começa dizendo que é muito comum criarmos expectativas sempre que estamos em um projeto ou querendo obter algum resultado de algo que esperamos.
A espera do resultado sempre gera ansiedade e expectativa. A maioria de nós sempre espera que certas coisas aconteçam de uma certa maneira. O que dizer quando estamos dentro de um relacionamento instável e ficamos sempre esperando um telefonema, a presença constante, uma atitude?
As expectativas são o que pensamos que deve acontecer como resultado do que fazemos, dizemos ou planejamos. E a decepção é inevitável quando as coisas não saem como planejamos. Você espera pelo aumento que acredita merecer.
Você espera ser amada para sempre. Deseja nunca mais ser abandonada. Espera que seus amigos a compreendam quando mais precisa deles. Espera não ser julgada nem criticada quando algo não dá certo.
Quando somos frustrados em nossas expectativas, nossos medos mais secretos podem surgir, como o medo de não mais ser amada, ser abandonada, rejeitada. A sensação de que não temos valor, que não valeu à pena a espera, que já sofremos tanto, por que de novo, por que comigo, são alguns dos pensamentos que tomam conta de nossa mente.
Esperamos sem nada fazer quando acreditamos no pensamento mágico, em nossas fantasias e desprezamos os dados de realidade. Suas expectativas são coerentes com a realidade? Talvez seja uma pergunta importante para explorar.
Muitas vezes a realidade está muito distante de nossas expectativas, mas a ignoramos.
A expectativa consome nossa paciência, harmonia e equilíbrio interno. Parece que quanto mais esperamos mais difícil se torna chegar ao resultado. E nesse compasso de espera, como nem sempre temos controle de tudo, nos decepcionamos.
Com isso, acho importante nesse ano não criar muitas expectativas a respeito de nada.
Meu objetivo é esse...Enquanto estiver nesse plano, viverei sem expectativas e aceitarei o que tiver que vir, acho que dessa forma, conseguirei conviver melhor com meus "fantasmas" internos.
Fica a dica miguxos! ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Bjs no Core!
Flavinha